Eleições 2022

Institutos de pesquisa poderão ser multados caso errem previsões

De acordo com o projeto, os institutos de pesquisa podem até perder imediatamente o registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


O Projeto de Lei que pode multar institutos de pesquisa que não acertarem as suas previsões foi apresentado nessa segunda-feira (04), na Câmara Federal, em Brasília. De autoria do deputado Bibo Nunes (PL-RS), o projeto prevê multa de até R$5milhões por cada pesquisa eleitoral que esteja diferente do resultado das eleições.

Continua depois da Publicidade

De acordo com o projeto, os institutos de pesquisa podem até perder imediatamente o registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o estatístico responsável ser impedido de atuar em institutos próprios ou de terceiros por, no mínimo, 8 anos.

O objetivo principal da lei é impor uma melhor qualidade dos serviços oferecidos pelos institutos de pesquisa. O projeto espera um despacho do presidente da Câmara dos deputados Arthur Lira (PP-AL).

Bibo Nunes é do mesmo partido do presidente Bolsonaro possui a mesma crítica os resultados das pesquisas eleitorais, onde os resultados apontam vantagem de Lula sobre o atual mandatário do país.

Continua depois da Publicidade

 

 

Continua depois da Publicidade