David Almeida (Avante) foi reeleito neste domingo (27) para mais quatro anos como prefeito de Manaus, capital do Amazonas, a partir de janeiro de 2025. David e Alberto disputaram uma das mais acirradas eleições de 2º turno na capital amazonense. Após 94,49% das urnas apuradas, David conseguiu matematicamente sua reeleição, com 54% dos votos válidos, num total de 544.300 mil eleitores. O segundo colocado, Alberto Neto (PL), recebeu 45% dos votos, num total de 458.000 mil eleitores.
Após o resultado da contagem dos votos, Almeida disse que “o manauara não deve esperar menos do que já foi feito durante os quatro anos de minha gestão. Agradeço a todos os que estavam envolvidos nessa campanha e vou me dedicar ainda mais na gestão da minha cidade querida”, disse o prefeito reeleito.
Continua depois da Publicidade
Já Alberto começou sua coletiva agradecendo a todos e disse que deverá fiscalizar os atos do atual governo e se preparar para as eleições de 2026. “Agradeço a todos que participaram dessa campanha e parabenizo a imprensa pela cobertura correta do pleito. Sei que perdemos para a ‘máquina’, por um grupo político que está aí por um tempo, mas vou continuar com o meu trabalho de parlamentar em Brasília, para o bem do Estado do Amazonas. Eu aceito o resultado da eleição, mas estarei atuante na fiscalização do município”, disse Neto.
No município de Manaus, o total de votantes, segundo dados do TSE, com 100% das urnas apuradas, foi de 1.107.870 votantes. Os que votaram em branco, a porcentagem foi de 2%, um total de 22.161 eleitores, enquanto outros 2,73%, um total de 30.241 eleitores anularam o voto. O que chamou a atenção foi o grande número de abstenções na eleição de 2024, com 23,39%, cerca de 338.252 de eleitores aptos a votar que não compareceram às urnas nesse 2º turno.