EDUCAÇÃO

CMM relembra Leis de combate à violência contra educadores e alunos neste Dia dos Professores

No Dia dos Professores, vereador Luís Mitoso relembra a Lei de combate à violência contra os educadores, proposta por ele na CMM


No Dia dos Professores, celebrado nesta terça-feira, 15 de outubro, o vereador Luís Mitoso (MDB) relembrou, durante seu discurso no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a Lei nº 1.668, proposta por ele e sancionada em abril de 2012, pelo então prefeito Amazonino Mendes, que institui no calendário oficial do município de Manaus, o “Mês de Reflexão sobre a Violência contra os Educadores”, a ser celebrado anualmente no mês de outubro.

Foto: Guilherme Corrêa

Para o vereador, é dever do parlamento municipal promover mecanismos para a proteção destes profissionais. “Nossos professores são violentados diariamente em sala de aula, por ditos alunos, até às vezes até por pais de alunos. Então é preciso que a gente sempre debata o assunto aqui, não apenas para comemorar o Dia dos Professores, mas também para estarmos atentos ao que acontece na sala de aula, promovendo uma melhor educação e proteção destes profissionais”, destacou Mitoso, que vivenciou durante toda a vida, o dia a dia do educador.

Continua depois da Publicidade

“Eu tive uma mãe professora… a dona Helena, que também foi minha professora, e tenho uma esposa professora, dona Vânia Mitoso. Tenho muito carinho por estes profissionais, até porque vivenciamos o dia a dia desse verdadeiro Ministério, porque ser professor é um Ministério. Por isso, quero aqui parabenizar e abraçar a todos os professores”, afirmou o vereador Luís Mitoso.

Lei de Combate ao Bullying Escolar

O vereador Luís Mitoso também é autor da Lei nº1533/2010, que instituiu, no calendário oficial do município de Manaus, o “Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar”, a ser celebrado anualmente no dia 1º de março.

Continua depois da Publicidade

“Minha primeira Lei aqui no parlamento veio por meio da sugestão de uma professora, que chegou no meu gabinete e pediu que eu atentasse a um problema que é muito constante nas escolas que é o bullying escolar, pois não somente os alunos, mas também os professores sofrem violência dentro das salas de aula”, destacou.

A Lei visa promover, no âmbito escolar e na sociedade em geral, o combate ao bullying nas escolas, contribuindo para um processo de informação, reflexão e desenvolvimento de ações envolvendo a comunidade, os pais, professores e outros profissionais que atuam nas áreas da educação e da proteção à criança e ao adolescente, visando o diagnóstico e a prevenção desse problema no meio escolar.

Continua depois da Publicidade