ELEIÇÕES 2024

Presidente do TRE afirma que instituições estão vigilantes para manter a lisura das eleições deste ano

Em entrevista coletiva, o presidente do TRE-AM, João Simões, fez um balanço do 1º turno do processo eleitoral municipal de 2024


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), João Simões, acompanhado do Diretor Geral do TRE-AM, Júlio Briglia e do secretário de Tecnologia da Informação, Leandro Simão, realizaram na manhã deste domingo (6), o primeiro balanço das eleições municipais de 2024. Segundo a equipe do TRE-AM, as 20 urnas apresentaram problemas no estado, mas foram rapidamente substituídas, mantendo a tranquilidade do processo eleitoral.

Foto: Divulgação

Em números detalhados do balanço, indicam que das 20 urnas, oito apresentaram defeito em Manaus e as demais no interior do Amazonas (Careiro da Várzea e Tefé). Simões declarou que, das denúncias de crimes eleitorais registrados, todos os candidatos flagrados serão multados pelo tribunal eleitoral.

Continua depois da Publicidade

Sobre a segurança das eleições deste ano, o comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general Costa Neto, disse que as tropas estão prestando o serviço em todas as zonas eleitorais da Amazônia Legal.

Segundo o diretor de operações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Stanley Ventilari, 360 agentes estão realizando a fiscalização e a organização do trânsito em Manaus, além de 50 fiscais de transporte público que fiscalizam a gratuidade do transporte público no período de votação.

Sobre os crimes eleitorais, as pessoas detidas por praticarem crimes eleitorais de pequena gravidade serão encaminhadas à Delegacia Geral (DG) e os que cometerem crimes de maior gravidade serão encaminhados à Polícia Federal.

Continua depois da Publicidade