A três dias do 2° turno das eleições gerais de 2022, os candidatos ao Governo do Amazonas aquecem suas estratégias junto à população do estado para a conquista de votos. Wilson Lima (União) vem mantendo a liderança nas pesquisas, e Eduardo Braga (MDB) buscando alternativas para reverter a decisão dos eleitores.
Nesta quinta-feira (27), Wilson Lima anunciou, em suas redes sociais, que assinou a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional de Manacapuru (a 89 quilômetros de Manaus). A estrutura vai contar com 122 leitos de enfermaria; 32 leitos de UTI e um centro cirúrgico com 5 salas. Ainda nesta semana, ele afirmou que as obras do Anel viário Sul devem ser concluídas ainda este ano.
Continua depois da Publicidade
Wilson também apresentou 21 propostas de seu plano de governo para representantes do Conselho Estadual de Cultura (Conec). O conselho foi reaberto por iniciativas de Wilson como parte do programa +Cultura.
Eduardo Braga tem investido em denúncias contra Wilson e promete zerar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da conta de luz, além de baixar o custo de energia em 18%. Braga ainda assinou a “carta compromisso” com o vereador e deputado federal eleito Amom Mandel (Cidadania). Caso eleito, ele se compromete fazer a construção de um porto na Manaus Moderna com estrutura de aeroporto (despacho e segurança de bagagem).
Continua depois da Publicidade
Dos dois lados as táticas culminam para a conquista dos eleitores que se dividem ainda com as propostas dos candidatos à presidência da república.
Pesquisa
Continua depois da Publicidade
Uma nova pesquisa do Instituto Eficaz Pesquisa e Tecnologia, divulgada, nesta quinta-feira, mostra Wilson Lima com ampla vantagem sobre o Eduardo Braga, na disputa pelo Governo do Amazonas. Wilson tem 58,5% e Braga 41,5% das intenções de votos. Ela está registrada no TSE com o número: 05916/2022.
Propaganda
Nessa sexta-feira (28), será o último dia para propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, bem como de propaganda paga em imprensa escrita e de reprodução na internet do jornal impresso. É também o último dia para a realização de debate em rádios e TVs. Já no sábado (29), será o último dia para veiculação de propaganda eleitoral feita por meio de alto-falantes, amplificadores de som, distribuição de panfleto, caminhada, carreata ou passeata.
No domingo (30), o início da votação será às 8h e o término às 17h, no horário de Brasília. Diferentemente do que ocorreu em eleições passadas, neste pleito o horário de votação será uniformizado em todo o país. As regiões em que há fuso horário diferente vão seguir o horário de Brasília.