A Unidade Básica de Saúde (UBS) José Resk Maklouf, de Itacoatiara, voltou a funcionar integralmente, com a conclusão das obras de reforma, resultado de parceria entre a Prefeitura e a Afya Faculdade de Ciências Médicas, instituição que atua no município amazonense.
A UBS, que funcionava precariamente, foi totalmente reformada, climatizada, ganhando instalações e equipamentos modernos. O investimento repassado ao município, via contrapartida do Programa Mais Médicos, ultrapassou R$ 1,5 milhão, e inclui a compra de um aparelho de Raio-X de última geração para o Hospital Regional José Mendes, de um ultrassom portátil e bisturi eletrônico e mobiliários que ajudaram a equipar as UBSs reformadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Continua depois da Publicidade
Nas redes sociais, o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, relatou que UBS enfrentava condições insalubres. “Era um local decadente e insalubre, com salas mofadas, pinturas antigas, instalações elétricas aparentes, cerâmicas destruídas, móveis quebrados e equipamentos médicos precários”, declarou. Após seis meses de obras e completa revitalização, é hoje, na sua avaliação, uma clínica de alto padrão, pronta para oferecer saúde e bem-estar à população de Itacoatiara.
“Isso se deve à excelente parceria com a Faculdade de Medicina Afya”, destacou, agradecendo à diretora-geral da instituição, professora Helen Oliveira. A diretora-geral da Afya Itacoatiara ressaltou a importância dessa colaboração, que tem sido fundamental para as mudanças e melhorias na infraestrutura de saúde local. “Essa UBS, na verdade, foi o primeiro hospital do município, construído na década de 1945. Há mais de 40 anos não passava por uma reforma. Portanto, essa obra tem um simbolismo especial para todos nós”, afirmou.
A nova UBS passa a oferecer inúmeros benefícios, não apenas aos moradores da área urbana, mas também das comunidades ribeirinhas e rurais, do município. Conforme o enfermeiro Júnior Marçal, gerente da UBS, a unidade, agora, disponibiliza uma ampla gama de serviços. “Oferece atendimento médico, odontológico, psicológico, fisioterapêutico, assistência social, nutrição, vacinação e o teste do pezinho. Uma equipe técnica multiprofissional está preparada para oferecer cuidados de saúde completos e humanizados à população”, detalha o gerente.
Continua depois da Publicidade
» Medicina no município – Integrante do Grupo Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, a instituição é a única a oferecer graduação em Medicina, em Itacoatiara. O curso é todo em formato presencial, recebendo alunos de todo o Brasil. A instituição utiliza metodologias ativas, que colocam os alunos como protagonistas do aprendizado. Simulações, estudos de caso e atividades práticas, desde o primeiro semestre, são algumas das ações adotadas, preparando os futuros médicos para a realidade clínica.
» Sobre a Afya – A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 32 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, sendo 30 com cursos de medicina e 16 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.203 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) com mais de 20 mil alunos formados.
Continua depois da Publicidade
Com 25 anos de atuação em cidades de pequeno e médio porte, a Afya é pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2023) como a melhor empresa de educação.
Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) como porta-voz da ODS (Objetivos De Desenvolvimento Sustentável) 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.