Em mais uma nova pesquisa de intenção de voto à prefeitura de Manaus, divulgada nessa quarta-feira (8), pela instituição Direto ao Ponto pesquisas, na eleição municipal deste ano, aponta a manutenção da liderança do atual prefeito da capital do Amazonas, David Almeida (Avante) com 24,5%, em segundo lugar vem o pré-candidato e deputado federal Amom Mandel (Cidadania) com 22.8% das intenções de voto. Esses números são apontados por meio de uma pesquisa estimulada, quando o candidato é lembrado pelo entrevistador.
Em terceiro lugar nessa modalidade de pesquisa, está o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade (UB-AM), com 12,5%, seguido de perto pelo deputado federal Alberto Neto (PL-AM) com 12,2% do eleitorado entrevistado. Em quinto lugar, com 6,7%, está o pré-candidato da esquerda manauara, Marcelo Ramos (PT), recém-filiado ao Partido dos Trabalhadores e apoiado pelo presidente Lula (PT).
Continua depois da Publicidade
Nas últimas colocações estão o deputado estadual Wilker Barreto (PMN) em sexto lugar com 2,7% e Maria do Carmo Seffair (NOVO) com 2,2%, figurando na sétima colocação. Os eleitores que irão votar em branco ou nulo somam 9,9%, enquanto aos que não sabem ou não opinaram está em 6,5%.
Espontânea
Já na pesquisa espontânea (quando o nome dos pré-candidatos não é citado para o entrevistado), se a eleição fosse hoje, o atual prefeito de Manaus seria o vencedor do 1º turno do pleito deste ano, com 11,3% do eleitorado. Amom Mandel teria 8,5% das intenções de voto, enquanto Roberto Cidade estaria com (4,5%), Alberto Neto (3,1%) e Marcelo Ramos (1,2%).
Continua depois da Publicidade
Nessa simulação, ainda há um grande índice de pessoas que ainda não decidiram seu candidato nas eleições deste ano, e os números dos que não sabem ou não opinaram estão em 65,4%, já os que irão votar em branco ou nulo somam 3,1%.
O levantamento foi realizado pelo Instituto Direto ao Ponto entre os dias 1º e 5 de maio deste ano e entrevistou 1.000 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º AM-00707/2024, inscrita no CNPJ 11.642.489/0001-11, onde também foi a contratante e executora da pesquisa. O nível de confiabilidade do levantamento é de 95,5%.