AMAZONAS

Aleam protagoniza evento de expressão nacional sobre segurança pública

O evento seguirá até a sexta-feira, 12, no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa, com temas que se referem à segurança da Amazônia


Por iniciativa do deputado Comandante Dan (Podemos), a Assembleia Legislativa amazonense sediou, na manhã desta quinta-feira, 11, o Encontro Técnico das Comissões Legislativas de Segurança Pública. O tema “Atuação do Legislativo no Âmbito da Segurança e Proteção da Amazônia Legal” reuniu, além de profissionais das áreas pública e privada ligadas ao segmento, 3 parlamentares federais e 7 deputados de outros estados do país.

Foto: Reprodução

Para o Comandante Dan, que preside as comissão de segurança pública, tanto da Aleam, quanto da Unale (União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais), o evento coloca a “segurança numa agenda positiva, que propõe soluções; segurança pública é a maior preocupação do povo brasileiro e do povo do Amazonas”. E ele continuou: “segurança não é só polícia na rua, tem a ver com educação, com cultura, com esporte, com trabalho e renda, e os legislativos possuem papéis fundamentais porque, além de propor e de apreciar leis sobre o tema, também examinam o orçamento público destinado à área”. Ele destacou a parceria do presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (União Brasil) como fundamental para que o encontro acontecesse.

Continua depois da Publicidade

O deputado federal Alberto Fraga (PL-DF), presidente da Comissão de Segurança da Câmara Federal, declarou que “o Congresso Nacional precisa discutir o assunto e agir; vejo a polarização política como um impedimento à segurança, a polícia não é bolsonarista ou lulista, a polícia é governo, segurança pública não pode ter bandeira; atacar o sistema prisional é necessário, há mais de 52 facções criminosas atuando nas penitenciárias brasileiras e, de cada 10 detentos que deixam o presídio, 7 a 8 retornam”.

Foto: Reprodução

O senador Sérgio Petecão (PL-AC), que preside a Comissão do Senado, considerou que “a região de fronteira da Amazônia pede debate, é necessário falar no assunto e propor leis que solucionem angústias dos cidadãos; os legislativos todos, municipais, estaduais e federais precisam estar coligados”.

O evento seguirá até a sexta-feira, 12, no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa, com temas que se referem à segurança da Amazônia: monitoramento, municipalização, segurança ambiental, inteligência pública e sistema prisional. O encontro técnico é gratuito e aberto ao público e está sendo transmitido ao vivo pela TV Senado.

Continua depois da Publicidade