Bolsonaro x Moraes

Toffoli rejeita queixa-crime de Bolsonaro contra Alexandre de Moraes

Bolsonaro acusa Moraes de abuso de autoridade no inquérito das fake news


O ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, rejeitou o pedido de investigação apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro contra o também ministro do STF, Alexandre de Moraes. A acusação por parte de Bolsonaro seria de abuso de autoridade por parte de Moraes, que o investiga no chamado “inquérito das fake news”.

Continua depois da Publicidade

“Considerando-se que os fatos narrados na incial evidentemente não constituem crime e que não há justa causa para o prosseguimento do feito, nego seguimento”, afirmou Toffoli em sua decisão.

O ministro ainda defendeu o direito da atuação do juiz, onde citou que o fato dele ser o relator do inquérito citado por Bolsonaro “não é motivo para concluir que teria algum interesse específico, tratando-se do regular exercício da jurisdição”.

Tófoli ainda afirmou que a maioria das ações propostas pelo presidente Jair Bolsonaro seria ‘matéria de defesa’, e que deveria ser apresentada nos inquéritos aos quais o mesmo responde.    

Continua depois da Publicidade

O presidente do STF, Luis Fux, também defendeu Alexandre de Moraes, durante um evento hoje no Supremo. “Muitos talvez não saibam, mas é importante que se tenha a exata noção de como o trabalho no inquérito foi importante, no qual veio a público notícias de atos preparatórios de terrorismos contra o Supremo. Daí a necessidade de ter sido um processo sigiloso. E que com esses atos se trata de impedir o Supremo de se despojar de sua maior característica que é a independência”, cooncluiu Fux.

 

Continua depois da Publicidade